A união entre o Grupo Valouro e Grupo Santa Cita - que inclui as empresas Aviário de Santa Cita, Rações Nabão e o matadouro de aves Citaves – permitiu formar o maior grupo da Europa no sector avícola.
Após prolongadas conversações, houve um entendimento entre os dois parceiros que permite a entrada do grupo da Lourinhã como parceiro das empresas do grupo tomarense.
Esta junção permite ainda tornar a actividade das empresas mais competitiva, com a consolidação do mercado nacional e o crescimento no mercado europeu. As administrações garantem a manutenção dos postos de trabalho actualmente existentes.
O Grupo Valouro actua no sector da comercialização de aves desde 1875, tendo começado a modernizar e a expandir o negócio em 1966, com a construção de um centro de abate de aves (o segundo matadouro de aves privado instalado no país).
Esta unidade, actualmente conhecida como Edifício Avibom, funciona como o núcleo do Grupo Valouro. Com o objectivo de complementar a fileira avícola, em 1978, foi instalada uma fábrica de rações na Marteleira, concelho da Lourinhã, à qual se seguiu, 10 anos mais tarde, outra unidade no Ramalhal, no concelho de Torres Vedras, e, depois, outra fábrica perto de Badajoz, Espanha.
Em 1986 surgiu a necessidade de ocupar o segmento da multiplicação na fileira avícola do Grupo Valouro, completando a verticalização da produção.
A actividade começou com a multiplicação de galinhas reprodutoras, com uma capacidade de produção de 250 mil aves por semana. Actualmente, a empresa tem capacidade para produzir 1,8 milhões de aves por semana nas três unidades.
Fonte: Portugal Centro - 01 de Setembro de 2006